Atividades em Ensino e Divulgação Científica

Atividades em Ensino e Divulgação Científica

 

 

Uma linha de atuação que é considerada essencial pelo AMBAN é a formação e qualificação de profissionais, tanto para a realização de pesquisas, como para a utilização dos modernos recursos terapêuticas em Psiquiatria. Neste sentido o Grupo tem desenvolvido uma série de atividades no âmbito do ensino e divulgação científica.

 

A partir de 1989 foi colocado em funcionamento o Ambulatório de Ansiedade Didático (AMBAN- DIDÁTICO). Este serviço tem por objetivo oferecer treinamento, sob supervisão, para psiquiatras e outros profissionais de Saúde Mental, no tratamento de transtornos ansiosos. A prioridade do AMBAN - Didático é a adaptação para o nosso meio de tratamentos e técnicas psicoterápicas que, pela sua eficácia e exeqüibilidade, possam ser amplamente utilizadas nos serviços públicos de saúde. Já recebem treinamento no AMBAN-DIDÁTICO, anualmente, cerca de 20 profissionais médicos, além de psicólogos e assistentes sociais.

 

Em 1997 foi criada a Liga de Ansiedade que visa a aquisição da nossa experiência pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP e a partir de 1999 também para os alunos da Faculdade de Medicina do ABC.

 

Vários componentes da equipe têm participação ativa e regular como docentes em cursos de Graduação, Residência Médica e Pós-graduação.

 

Com o intuito de discutir os trabalhos de pesquisa que desenvolve e promover o intercâmbio com profissionais ou pesquisadores que trabalhem em áreas afins, o Amban realiza semanalmente reuniões científicas abertas aos interessados no Instituto de Psiquiatria.

 

O Instituto tem também organizado cursos com professores nacionais e estrangeiros seminários e simpósios científicos.

 



Copyright 2012 - AMBAN - Programa Ansiedade - Todos os direitos reservados - by Monndo.com